Resumo da Matéria:
No decorrer do ciclo natural da vida, algumas decisões são tomadas e coisas que moldam e formam nosso caráter, personalidade e mostram quem vamos ser, acontecem.
Um dos momentos mais marcantes e decisivos da vida, esperado e almejado por muitos, é o casamento. Chega uma fase em que duas pessoas que já tem uma relação decidem dar um próximo caso e decidem se casar.
Porém, é necessário todo um processo para isso, que além de tempo demanda dinheiro. Se você está nessa situação e deseja saber quanto custa para casar no civil, leia com atenção, pois esse texto pode ser bem útil para você.
O que é um casamento?
Antes de saber quanto custa, é importante saber o que é o casamento.
Segundo o Enfim Noivei, o casamento ou matrimônio consiste na união de duas pessoas, mediante o reconhecimento de alguma instituição, seja ela governamental, religiosa, entre outros.
Casamento civil
Um dos possíveis tipos, e o único casamento com significância para a lei é o casamento civil. Este consiste na união de duas pessoas, mediante contrato sob o poder do Direito Civil.
Agora que você já tem conhecimento a respeito do que é, vamos tratar do que é necessário e como fazer para casar no civil.
Documentos
Para realizar o casamento no civil é necessário:
- Carteira de identidade;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento com averbação de divórcio (para divorciados);
- Certidão de casamento do primeiro casamento e certidão de óbito do cônjuge (para viúvos);
Valores
Enfim, vamos ao tema deste texto. É importante destacar que os valores para casar no civil variam conforme a localidade do cartório, o próprio cartório, e a forma com que será realizada a cerimônia.
A respeito do local, você deve pesquisar, e procurar saber nos cartórios de sua cidade ou região, pois os preços variam em cada um desses.
Agora vamos às possíveis categorias de casamento no civil que variam os valores.
Em cada Estado é adotado um método diferente de fazer as cobranças. Porém, a maneira mais tradicional e básica é:
- Habilitação de casamento: cobra-se um valor que gira em torno de 200 reais, mas varia a depender do local.
- Religioso com efeito civil: ocorre quando um casamento religioso possui automaticamente validade jurídica e geralmente custa um pouco mais caro.
- Em diligência fora do cartório: consiste no casamento feito fora da sede do cartório e custa um valor bem mais elevado que os outros, girando em torno do dobro desses.
Casamento no civil gratuito
É importante destacar que, pessoas que sejam declaradamente pobres e não tenham condição de arcar com os custos de um casamento no civil, tem direito a isenção das taxas, sendo de obrigação do cartório realizar a cerimônia de forma gratuita.
E aí, curtiu? Compartilhe conosco se conseguimos te ajudar a tirar suas dúvidas a respeito do casamento civil e seus valores!