4.8/5 - (366 votos)

O botox é um tratamento de beleza que se popularizou entre as brasileiras. É pouco invasivo, considerando outros tratamentos existentes do mercado, e que pode resultar em um aspecto mais jovial e satisfatório, quando bem aplicado. Além disso, não é permanente e pode ser bem adaptado às necessidades de cada pessoa. Fizemos uma relação de perguntas e respostas sobre o botox para quem pensa em aplicar, mas está em dúvida. Confira!

botox

O que é o botox, afinal?

A toxina botulínica é popularmente conhecida como botox. Trata-se de uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas criada de forma limpa e segura, na medida para tratamentos. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região. Desde 1992 o botox é aceito pela ANVISA para fiz de saúde e estéticos. Atualmente, se tornou bastante popular e acessível.

Há apenas um tipo de botox?

Não, há diferentes tipos e são aplicados em diferentes funções. Além da estética, o botox serve, por exemplo, para tratamentos de hiperidrose (pessoas que suam excessivamente).

Como funcionam os tratamentos estéticos com botox?

O botox para uso estético serve para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto de forma não definitiva. É possível aplicá-lo nas rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Logo, o objetivo do botox é tratar linhas finas de expressão e idade. Veja o antes e depois de Kate Middleton com botox:

botox

No caso dos sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – a indicação é o preenchimento facial, pois o botox deixaria o rosto paralisado excessivamente. Mas vale dizer que apenas o médico especialista pode fazer as aplicações de botox e poderá realizar uma avaliação dos pontos de aplicação, que variam de pessoa para pessoa. Abaixo há alguns pontos comuns mapeados.

botox

O que o botox vai fazer por você?

Com o tempo, a ação dos sol, da expressão facial, tabagismo e do próprio passar dos anos, as rugas aparecem para o desespero das mulheres. A contração natural dos músculos do rosto formam as chamadas linhas de expressão. Ao aplicar o botox nestes locais, espera-se que a toxina botulínica aja como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. É possível aplicar de forma preventiva ou reparativa.

botox

Quando aplicar o botox?

Esta é uma escolha bem pessoal. A pessoa deve considerar o tratamento quando não se sente bem com as suas linhas de expressão ou rugas e quando o especialista verificar que realmente é o caso para o botox. É comum limitar a aplicação após os 25 anos. Mulheres grávidas e que amamentam não devem fazer uso do botox.

Como é aplicado o botox?

O botox deve ser aplicado apenas por um especialista autorizado. Ele fará um mapeamento do seu rosto. O produto vem em frascos em pó, sendo necessário diluição com soro fisiológico. O médico aplica em injeções na área a ser tratada com distância de 1.5 cm de um ponto para o outro. Pode ser utilizada uma anestesia tópica e leve no local. A aplicação é praticamente indolor, mas a intensidade da dor e do inchaço varia de pessoa para pessoa. É comum ficar inchado por alguns dias.

Veja também: CORTES FEMININOS 2019 – TENDÊNCIAS DE BELEZA NO PARAGUAI

Gostou das dicas sobre botox? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!