Resumo da Matéria:
Que tal usar e abusar de estampas étnicas neste inverno 2018? Elas estão em alta, ainda mais se você possui um estilo como boho chic e alternativos. Estampas com elementos chineses (Indo-China) são os que mais se destacam. Mas outras referências étnicas estão em alta, como as estampas indígenas, bordados e aplicações típicas do leste europeu, estampas indianas e de outros países asiáticos, elementos mexicanos, e muito mais.
Marcas famosas como Dolce& Gabanna, Roberto Cavalli, Chloé, Gucci e a brasileira Animale têm apostado no conceito e lançou novidades em estampas étnicas nas suas últimas coleções. Veja como utilizar esta tendência!
Orientalismo
As estampas étnicas orientais são as preferidas dos fashionistas – principalmente as que possuem uma pegada de Indo-China. As estampas podem ser bordadas ou pintadas, ou ainda mais industriais, em jaquetas, batas, capas (que estarão com tudo neste inverno 2018), quimonos, casacos amplos e longos e até em outras peças, com o calças, saias e vestidos.
Tecidos finos
Uma dica para usar as estampas étnicas é apostar em tecidos mais finos e fluídos, como a seda e o cetim, por exemplo. Acabamentos à mão valorizam as peças. Adereços típicos do século XIX e mais recentes também dão um toque de originalidade.
Opte por peças com um pouco mais de brilho e destaque e aproveite para utilizar as cores de 2018 – veja nesta matéria mais a respeito – como o vermelho, o azul, os tons metalizados e as tonalidades de roxo, por exemplo.
Mas você pode optar por utilizar a estampa em tecidos mais grossos, como o couro e a lã. O efeito é moderno e inusitado. Se ainda preferir os tecidos leves, que tal fazer uma contraposição com outras peças mais pesadas, como o couro e o jeans? A ideia é atualizar a estampa étnica e trazê-la ao nosso cotidiano.
Cortes retos
Os cortes retos têm tudo a ver com as estampas étnicas orientais, como as chinesas. Dão um ar de alfaiataria às peças e ajudam a adaptá-la a visuais um pouco mais formais, apesar de ser uma tendência bem despojada.
Estampas de animais
As estampas étnicas geralmente representam a natureza e a vida do cotidiano. Flores, folhagens animais – reais e mitológicos – como pássaros e dragões – estão em alta. Monogramas e ideogramas chineses são outra opção.
Florais em alta
Como os florais estão em alta neste inverno, uma dica é aproveitar as flores em estampas étnicas. São muito femininas e ao mesmo tempo atuais. Todas as flores estão em alta – uma dica é optar por estampas mais claras em fundo escuro ou tom sobre tom.
Decoração étnica
As estampas étnicas e os elementos orientais estão em alta inclusive na decoração – almofadas, colchas, cortinas, estofamentos de sofás e cadeiras, texturas nas paredes, adereços, etc. Vale a pena introduzir algo com este conceito na sua casa!
Veja também: 5 TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM PARA INVERNO 2018
Gostou das dicas sobre como usar estampas étnicas neste inverno 2018? Deixe um comentário e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!